terça-feira, 12 de junho de 2012

Operação Lei Seca não vai multar bicicletas elétricas, informa governo

Blitz da Lei Seca vai cumprir decreto municipal para as bicicletas elétricas.
Entretanto, permanece multa de cinegrafista multado na Lei Seca.

11/05/2012 12h40 - Atualizado em 11/05/2012 13h22
 
A assessoria de comunicação da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro informou que a Operação Lei Seca vai cumprir a legislação prevista pelo decreto municipal para as bicicletas elétricas que atingem velocidade de até 20km/h. Com isso, os usuários do veículo ficam dispensados de ter carteira de habilitação específica para motos e não precisam fazer o exame de bafômetro, segundo a assessoria.
Entretanto, ainda segundo a assessoria da secretaria, o cinegrafista Marcelo Toscano, que fui multado em uma blitz da Operação Lei Seca e teve a bicicleta elétrica apreendida, o que acendeu a polêmica, deve pagar a multa, já que recebeu a infração com base na lei antiga.
O texto do decreto publicado pela prefeitura na segunda-feira (5) diz: “Para fins de circulação em ciclovias, ciclofaixas e vias públicas, equiparam-se as bicicletas elétricas às bicicletas movidas a propulsão humana, cuja regulamentação específica deverá ser respeitada, desde que observado o limite de velocidade de vinte quilômetros por hora e que o ciclista possua idade mínima igual ou superior a dezesseis anos.”
 ...
Ciclistas têm dúvidas
A Prefeitura reiterou nesta terça-feira (8) que apóia o uso do meio de transporte, e os ciclistas defendem a ideia, mas alguns ainda estão na dúvida sobre o que deve acontecer.
O empresário Tunico Almeida é um dos partidários das elétricas e confessa que ficou incomodado com a polêmica gerada após o caso ocorrido em Copacabana. “Achei uma grande bobagem, isso é uma bicicleta. Em vez de embarreirar, deveriam incentivar esse meio de transporte”, afirmou.
De acordo com uma nota da Secretaria municipal de Transportes enviada ao G1 nesta terça, a ideia da Prefeitura é fazer o que Tunico defendeu. O texto oficial afirma que o uso da bicicleta “deve ser estimulado e não restringido”, e que os ciclistas “não deveriam ser punidos com entraves burocráticos”.
No entanto, ainda há dúvidas em alguns dos ciclistas sobre o que deve ser feito. “Estou esperando pra ver o que vai acontecer”, afirmou Tunico.
Muitos confessam que não tinham idéia das necessidades de usar capacete, ter habilitação específica e emplacar a bicicleta para estar de acordo com o Código Nacional de Trânsito. “Só fiquei informado sobre essas obrigações depois do caso da apreensão”, contou o estudante de arquitetura Aloysio Cunha, que ia para a faculdade na sua elétrica.

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/operacao-lei-seca-nao-vai-multar-bicicletas-eletricas-informa-governo.html. Acessado em: 12/6/2012.

 Fique atento!

Até!

 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PARTE 3

Confira agora as dicas do personal trainer Paulo H. P. Almeida para pedalar sem correr riscos e obter melhores resultados da atividade:


- antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante;

- escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo;

- ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;

- use roupas adequadas, como calças justas, leves e flexíveis, além de capacete e luvas;

- para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;

- faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os; 

- ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.

Fonte: Terra
 Bom feriado!
Aproveite para pedalar...

Até!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Andar de bicicleta traz bem-estar, emagrece e faz bem para a saúde


     

PARTE 2



       Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura. “Opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia”, garante Paulo.
Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. Segundo Paulo, estas pessoas somente podem iniciar na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado. “Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já que o exercício exige muito do sistema cardiorespiratório”, afirma o personal.
ATENÇÃO!!!
       Já pessoas que possuem problemas de visão, audição ou de equilíbrio não devem praticar ciclismo na rua. Para estas pessoas, Paulo indica as aulas de Spinning ou de RPM, que também são indicadas para pessoas que não tem tempo de andar de bicicleta na rua ou em parques e que procuram obter resultados rápidos com a prática. “Estas aulas consistem numa alternância de velocidade e de carga, regidas por músicas e dirigidas pelo professor. São aulas cativantes, divertidas e, ao mesmo tempo, muito benéficas para o corpo”, diz.

 E CONTINUA...

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/noticias/28814/andar-de-bicicleta-traz-bem-estar-emagrece-e-faz-bem-para-a-saude