quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Entendendo - Pneus de Bicicleta - PARTE 2

Pneus Sólidos
A ideia de criar um pneu sólido que nunca fura não é nem um pouco nova. Na verdade, os primeiros pneus do mundo eram sólidos, mas acabaram superados pelos modelos infláveis graças às enormes vantagens de peso e conforto criados por um "colchão de ar" nas rodas.
imagem

Normalmente, pneus sólidos costumam ser pesados, duros e com maior resistência ao movimento, roubando assim muita energia do ciclista. Por serem feitos de borracha dura ou poliuretano, eles podem ter sérios problemas de aderência. Outra dificuldade deste tipo de pneu é que eles exigem uma montagem extremamente apertada, o que torna sua instalação bem complicada. 

Em 2014, a Tannus apresentou um pneu de espuma que parece ter contornado, ao menos em parte, os principais defeitos dos pneus sólidos. Eles prometem ter uma resistência à rodagem um pouco superior à um pneu convencional e são confortáveis. 

Porém, seu peso ainda é bem mais elevado e sua montagem ainda é um pouco mais complexa, exigindo a utilização de uma série de grampos encaixados na roda. 

Medidas de pneus

Quando o assunto são as medidas dos pneus de bicicletas, podemos dizer que nada é o que parece. Afinal, já houve um tempo em que diferentes padrões surgiram em diversos lugares do mundo. Atualmente, porém, as coisas ficaram mais simples, mas ainda estão longe de serem perfeitas.
Tamanhos de aro
- Nas bicicletas de mountain biking, o primeiro número da tabela indica o diâmetro da roda. As medidas mais comuns são 26, 27.5 e 29 polegadas. Ainda bastante comum são as dobráveis ou BMX com rodas aro 16, 20 e 24.
imagem

A maioria das bicicletas de estrada utilizam rodas 700c, que por um acaso tem exatamente o mesmo diâmetro das mountain biking 29". Algumas bicicletas antigas de contra relógio utilizam pneus 650c. Esse tipo de pneu tem um diâmetro interno de 571mm e é importante não confundir com o 650b, outro nome dado para o 27.5", que tem 584mm de diâmetro.

Atualmente, algumas "gravel bikes", que são bicicletas que lembram uma de estrada mas são voltadas também para uso na terra, estão utilizando rodas 650b (27.5"), porém com pneus grandes, ficando com o diâmetro externo final semelhante a uma 700c.

Largura do pneu
Na grande maioria dos pneus, o segundo número indica a largura do pneu. Nos de estrada (700c), normalmente encontramos este número em milímetros. Ou seja: o 23, 25, 28, etc indica a largura nominal do pneu em milímetros.

Já nos de mountain biking (26", 27.5" e 29"), o segundo número também representa a largura, porém em polegadas. Com isso, um pneu 1.95 terá 1.95 polegadas de largura, um 2.1 terá 2.1 polegadas de largura e assim sucessivamente. Os pneus para aros 16", 20", 24" e todos os outros com diâmetro em polegadas também utilizam a polegada para definir sua largura, representada pelo símbolo de aspas duplas (").
Diâmetro final
O diâmetro final do pneu é um fator cada vez mais presente nas discussões sobre pneus. Afinal, por ter formato de tubo, um pneu mais largo também será mais alto, resultando em um diâmetro final maior se comparado a um com o mesmo tamanho de aro, mas com largura (e altura) menor.

Essa característica abriu um novo leque de opções de medidas, criando dos padrões 27,5+ e 29+ por exemplo. No caso do 27,5+, os pneus são largos e normalmente passam de 2.8 polegadas. Com isso, o diâmetro final fica quase igual a um 29 com um pneu mais estreito, aprimorando a tração e a absorção de impactos graças ao grande volume de ar e a baixa pressão utilizada. 
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário