quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Entendendo - Pneus de Bicicleta - parte 1

 
Muitas vezes deixado de lado, o pneu é um componente extremamente importante. Afinal, ele é a única ligação entre a bicicleta e o piso, sendo responsável por acelerações, frenagens e curvas.

Além disso, boa parte do conforto de uma bicicleta também vem do pneu. Por isso, além de saber como calibrar um pneu, entender melhor este componente é fundamental para manter sua segurança, desempenho e conforto.

Tipos de pneus de bike - Clincher, Tubular ou Sólido

Clincher
- O clincher é, certamente, o tipo mais comum da atualidade. Este tipo de pneu conta com um desenho especial e talões de aço ou kevlar para encaixarem-se por dentro de aros, que também contam com uma ranhura para esta função.
imagem

Embora a maioria utilize câmaras internas de ar, alguns clinchers apostam em um desenho similar ao encontrado em carros para funcionar sem a câmara. Conhecidos como tubeless, este tipo de pneu é menos propenso a furos, pode ser utilizado com menos pressão e, muitas vezes, possuem menor resistência a rolagem, "segurando" menos o movimento da bicicleta. 

Tubular
O pneu tubular muitas vezes é encontrado em bicicletas de estrada de competição. Nele, o pneu e a câmara são uma coisa só, tipo um tubo e, diferente dos clinchers, o conjunto não se encaixa no aro, dependendo de uma cola especial para ficar no lugar.
imagem

Em caso de furo, é preciso retirar a câmara de dentro do pneu e remenda-la, costurando o pneu de volta depois de terminar. A grande vantagem deste tipo de pneu é a construção simples do aro, que permite reduzir bastante seu peso, e o conforto proporcionado pelo desenho em tubo. Além disso, graças ao encaixe perfeitamente redondo no aro, o tubular é mais flexível, podem ser usado com pressões maiores mantendo o conforto e a aderência. 

Atualmente, alguns fabricantes de rodas e pneus de MTB estão investindo no desenvolvimento da tecnologia tubular para competições na terra. Porém, este tipo de pneu ainda é bastante raro e exclusivo de bicicletas de altíssimo desempenho e possuem alto custo.

Fonte: https://www.pedal.com.br/entendendo-pneus-de-bicicleta_texto11615.html
CONTINUA...
15 FEV, 2017      Gustavo Figuereido   

Nenhum comentário:

Postar um comentário