sábado, 3 de janeiro de 2015

O táxi movido a pedaladas

Dotado de células combustíveis de hidrogênio, triciclo urbano captura a energia produzida por seu condutor


O táxi movido a pedaladas

O cenário é conhecido dos brasileiros: intensos congestionamentos, tráfego lento emitindo poluentes, vans sem controle que provocam acidentes... Mas estamos falando aqui da África do Sul, onde morrem três pessoas por dia em colisões ou atropelamentos no trânsito. Nesse contexto surgiu o táxi Mellowcab, um triciclo urbano (pedicab) movido a células combustíveis de hidrogênio e energia humana – as pedaladas não fazem o veículo se mover, mas produzem energia que é armazenada na bateria. O sistema também captura energia toda vez que o condutor freia o triciclo.
Os fabricantes sul-africanos optaram pela energia elétrica por ser limpa e sem emissões de poluentes, além de seu motor exigir menos manutenção que os veículos tradicionais. Feita de plástico reciclável, a cabine do triciclo oferece um recarregador de celular e um tablet para que o passageiro dê seu feedback à empresa sobre o desempenho do serviço ou consulte dicas de endereços. Com todas essas inovações, já ganhou o nome de “riquixá do século 21”.
Para baratear as tarifas, a empresa aproveita a carroceria do triciclo para expor publicidade com fortes luzes de LED – o que também ajuda a aumentar sua visibilidade no tráfego. A autonomia da bateria do Mellowcab é de 110 quilômetros antes de necessitar recarga, o que permite dezenas de viagens diárias já que, segundo pesquisas citadas pelos fabricantes, 80% das viagens urbanas no mundo são inferiores a quatro quilômetros.
A Mellowcab pensa grande e pretende levar seu triciclo ao mercado americano para percorrer pequenos trajetos. Embora não seja oficialmente considerada uma bicicleta por causa de suas características especiais, o Mellowcab não pode circular em rodovias, por exemplo.
Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?o_taxi_movido_a_pedaladas&id=31299

Nenhum comentário:

Postar um comentário