sábado, 3 de janeiro de 2015

A bicicleta fica do tamanho de um guarda-chuva

A bicicleta fica do tamanho de um guarda-chuva
      Muita gente tentou reinventar a roda, como o designer de carros suíço Franco Sbarro, que há 20 anos imaginou uma roda sem aros. Devido à ausência deste elemento, o centro de gravidade seria menor e, em tese, permitiria melhor desempenho de rodagem e frenagem. Mas o protótipo de Sbarro nunca saiu do papel, entre outras razões pela grande precisão exigida para a fabricação da roda –o que tornaria seus custos excessivamente elevados.
Pois outro designer – o italiano Gianluca Sada – retomou o desafio e obteve melhores resultados, só que para uma bicicleta. Outros designers também já vinham desenvolvendo rodas sem aro, mas o sucesso de Sada teve uma razão adicional: feita de liga de alumínio, sua bicicleta é dobrável e pode ficar do tamanho guarda-chuva, após a remoção das rodas, que são de 66 centímetros.
Já dobradas, as peças e as rodas são colocadas em uma sacola elástica, podendo ser transportadas com facilidade graças à sua leveza – a Sada pesa apenas 9 kg. Isso facilita a vida de ciclistas que precisam embarcar em ônibus, no metrô ou mesmo em aviões, já que nem todo sistema de transporte urbano permite a entrada de bicicletas.
Sada explica que já houve muitas tentativas de se criar uma bicicleta dobrável supercompacta, mas os protótipos ficavam muito pequenos, perdendo estabilidade e eficiência na pedalada. A Sadabike visou justamente resolver esses entraves, sem desconsiderar o aspecto de funcionalidade. Ainda em fase de protótipo, a Sada busca investidores para colocar sua criação no mercado. E o fato de ter sido nomeada como a melhor startup italiana de 2015 deve viabilizar a busca.
ATÉ!
Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?a_bicicleta_fica_do_tamanho_de_um_guardachuva&id=31298

Nenhum comentário:

Postar um comentário