quinta-feira, 15 de março de 2012

Bicicleta ajuda a ganhar tempo e a perder peso

O que parece impossível nas cidades grandes brasileiras, já faz parte da rotina de quem mora na Holanda e na Alemanha.
 Como perder menos tempo com trânsito e ganhar mais tempo com exercício? A equação, que parece impossível nas cidades grandes brasileiras, já faz parte da rotina de quem mora na Holanda e na Alemanha.
Quem precisa de roupa esportiva para pedalar? Em Amsterdã, capital da Holanda, há engravatados, senhores e senhoras. Mas mamães com o cachorro será que pode? Elas estão no maior estilo, sobre duas rodas.

E será que é fácil parar a bicicleta em Amsterdã? Só na estação de trem são 2,5 mil vagas.

Já na Suécia a bicicleta é sinônimo de economia. Para rodar no centro, os carros pagam o equivalente a R$ 12,00. As bicicletas seguem livres pela ciclovia.

Na Alemanha, pedalar também é muito comum, principalmente na que é considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Freiburg investe em energias renováveis, como painéis solares e turbinas de vento. A meta é reduzir a poluição. Resultado: quanto menos carros, melhor. São 200 mil bicicletas contra cem mil carros.

Em Freiburg, andar de bicicleta é mais fácil do que de carro. Os carros podem andar a, no máximo, 50 quilômetros por hora. Já no caso das bicicletas depende da força do ciclista. A bicicleta tem sempre preferência.
São 500 quilômetros só de ciclovias. No centro da cidade, há mais vagas para bicicletas que para carros. Em algumas áreas, veículos sequer entram. O relevo plano, com poucas subidas, ajuda. Mas o detalhe está mesmo na segurança e no comportamento. Todos pedalam independente da classe social.
Em Freiburg, as crianças aprendem a lição na escola. Perguntei para uma turma o que os adultos podem fazer para ajudar o meio ambiente. A resposta de Charlotte, de oito anos, está além do tradicional plantar árvores.

“É melhor andar de ônibus, cabe mais gente que no carro. Pode ir a pé ou de bicicleta”, disse Charlotte.


Fonte: O Portal de Notícias da Globo 

ATÉ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário