O comércio de Copacabana descobriu nas bicicletas e triciclos uma forma rápida, prática e barata de fazer entregas. Há exageros e falta ordenamento nas ruas, como mostra a matéria do GLOBO - Zona Sul publicada nesta quinta-feira, 17, mas o subsecretário municipal de Meio Ambiente vê com bons olhos o fenômeno. Para criar um padrão, a secretaria começou a dar autorizações para a instalação de bicicletários na calçada, que seguirão normas estabelecidas pelo órgão. As mudanças foram possíveis graças a um estudo da Associação Transporte Ativo em parceria com a Ong americana Institute for Transportation and Development Policy, que verificou até mesmo algumas curiosidades no transporte de bicicletas comerciais no bairro.
- Uma das padarias de Copacabana faz 350 entregas por dia; um distribuidor de bebidas, 250; uma farmácia, 240; um açougue, 160; um supermercado, 128.- 95% entregam num raio de até 3 km; 4% vão além de 3 km; 1% apenas nos arredores.
- 67% dos triciclos pertencem aos supermercados e distribuidores de bebida do bairro.
- Mais de 50% das entregas incluem alimentação.
- Os distribuidores de bebidas têm a maior média de entregas por estabelecimento; 82 por
dia.
- Se cada viagem tiver 1 km entre ida e volta ao estabelecimento comercial serão 30.371 km ao dia ou 11.085.415 km/ano no bairro. Contando somente as entregas, seriam 11.541 km/dia ou 4.212.465 km/ano.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/02/17/curiosidades-das-bicicletas-comerciais-363868.asp
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