quarta-feira, 11 de maio de 2016

Tamanho de bicicleta ideal para a criança

Tamanho de bicicleta ideal para a criança

idadeAltura do cavalo ( cm )Tamanho da roda - aro
2 a 4 anos35 a 4210 ou 12
4 a 6 anos40 a 5014
6 a 8 anos45 a 5516
7 a 10 anos55 a 6320
9 anos ou mais, até 1,50m altura60 a 7224
   

Primeira bicicleta do filho?

Evite as rodinhas

Primeira bicicleta do filho? Evite as rodinhas
É a hora de falarmos sobre o que fazer e o que não fazer quando chega a fase da criança dar suas primeiras pedaladas, o que costuma ocorrer por volta dos 2 anos de idade.
Vamos começar falando sobre um acessório popular que é justamente o responsável pelo trauma de muitos pequenos ciclistas: as rodinhas. Apesar de elas terem feito parte da história de muitos dos adultos que hoje pedalam, elas também são o motivo de outros tantos nunca terem conseguido aprender a pedalar.
Com as rodinhas, uma bicicleta deixa de ser um veículo de duas rodas para funcionar como um quadriciclo. Assim, a criança não desenvolve uma habilidade fundamental para andar de bicicleta: o senso de equilíbrio. As rodinhas deixam a bicicleta totalmente estável e assim a criança é condicionada apenas a fazê-la se mover. Além disso, elas tornam bem mais complicadas a execução de movimentos que qualquer ciclista faz com naturalidade, como uma simples curva, e fazem com que seja praticamente impossível pedalar em pisos irregulares.
Agora ficou mais fácil entender por que é tão traumático o dia em que se tenta fazer a criança pedalar sem rodinhas. Por isso, evite dar esse tipo de presente-problema para o seu filho. Prefira o que a maior parte dos especialistas considera como ideal para o aprendizado: a bicicleta de equilíbrio, também conhecida como “balance bike”.
Esse tipo de bicicleta, sem pedais, proporciona um rápido e seguro aprendizado, pois faz com que a criança foque sua atenção em se manter equilibrada. Além disso, ela oferece uma maior sensação de segurança à criança, que consegue estar montada com os pés apoiados no chão como se estivesse em pé, algo praticamente impossível em uma bicicleta com rodinhas. Mais uma vantagem: na bicicleta de equilíbrio, a criança consegue circular nos mais variados tipos de terrenos, com agilidade para transpor elementos como barreiras ou buracos.
Além do mais, na bicicleta de equilíbrio, o selim pode ser posicionado a 30 cm do chão, mais baixo do que os 40 cm mínimos da bicicleta infantil com pedal. Logo, é muito mais adequada para os menores, que têm as pernas mais curtas.
E como dica geral, considere sempre a relação entre a anatomia da criança e o tamanho da bicicleta. Um erro comum de muitos pais é comprar uma bike com proporções maiores que as da criança com vistas a um aproveitamento futuro. Ao pedalar em uma bicicleta assim, a criança tem mais dificuldade de manter o controle, o que motiva em muitas a reação de saltar da bicicleta em movimento, uma vez que não conseguem parar. Outra dica: evite os modelos com rodas de plástico (identificadas como E.V.A). Elas empenam com a ação do sol e não permitem reparo.
Como base para pesquisa sobre o tamanho de bicicleta ideal para a criança, utilize a tabela abaixo. É uma referência genérica que define o tamanho de bicicleta infantil recomendada por meio de uma associação entre a idade, a altura do cavalo e o tamanho da roda (medida que determina as proporções das outras peças). Por ser uma referência genérica, é importante uma conversa com profissional de uma bicicletaria para verificar o tipo ideal de bicicleta para a criança.
Caso você já tenha uma bicicleta infantil com pedais e queira ensinar uma criança a pedalar, é possível retirar essas peças e assim transformá-la em uma bicicleta de equilíbrio, podendo assim recolocá-os quando a criança aprender a se equilibrar. Uma criança acostumada a usar uma bicicleta de equilíbrio consegue migrar para um modelo com pedais de forma praticamente intuitiva, pois como já sabe se equilibrar, precisará somente aprender como movimentar os pedais, algo muito mais simples.
Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?primeira_bicicleta_do_filho?_evite_as_rodinhas&id=33717
ATÉ!

Dicas para ir trabalhar de bike

Dicas para ir trabalhar de bike

No seu ambiente de trabalho, você já observou admirado algum colega que se desloca de bicicleta regularmente? Você já pensou em se deslocar de bicicleta de casa para o trabalho, mas não sabe como começar? A bicicleta ajuda a economizar dinheiro com combustível, condução e, ainda por cima, queima algumas calorias extras.
Então por que não começar a pedalar? Não precisa fazer todo o trajeto de sua casa ao trabalho de uma única vez, assim como não precisa fazer todos os dias.

Para ajudar, seguem algumas dicas iniciais e importantes para ir trabalhar de bike!

1. Comece com uma frequência possível.
Você planeja ir trabalhar todos os dias de bicicleta, mas esta meta pode ser alcançada imediatamente? Comece indo de uma a três vezes por semana. Alcançando o sucesso, adicione novos dias para se deslocar com a bike.
2.  Use sempre o capacete.
No caso de um acidente, você quer proteger sua cabeça e aquelas ideias maravilhosas dentro dela.
3. Use roupas que podem ser facilmente vistas pelos motoristas.
Se for pedalar no início da manhã ou no final do dia, use equipamentos reflexivos e coloque luzes piscantes atrás e na frente da bicicleta. Utilize roupas claras e, se possível, reflexivas que facilitam a visão dos motoristas. Levar na  mochila ou bagageiro sua roupa de trabalho, pode ser uma solução simples. Hoje, muitas empresas disponibilizam vestiários para poder tomar banho e se aprontar para o expediente.
4. Considere shorts de ciclismo.
Se você fizer um trajeto de 20 a 30 minutos, será mais confortável utilizar um short para ciclismo. Eles são feitos para eliminar as costuras que incomodam. Pressão e fricção podem causar grande desconforto quando pedalamos distâncias mais longas.  Short de ciclismo utilizado sem roupas intimas, aumentam muito o conforto.
5. Fazer o trajeto no fim de semana.
Se você tem dúvidas sobre o trajeto e quanto tempo irá gastar, faça um teste no fim de semana. Ande em um ritmo fácil, mas ao mesmo tempo que caiba no horário que irá cumprir na semana. Treine até estar confiante.
6. Encontre rotas com menos tráfego.
Você  pode, inicialmente, traçar um roteiro mais longo e, com isso, se acostumar com o trânsito e percurso que terá que enfrentar no dia a dia. Utilizar ciclovias sempre é uma solução confiável e segura.
7. Saiba como arrumar um pneu.
Se você ainda não sabe como fazê-lo, pesquise vídeos na internet e veja como é simples não ficar na mão.
8. Sempre à mão
Leve um telefone celular para pedir ajuda se você tiver problemas mecânicos significativos.
9. Leve suas roupas para o trabalho no dia anterior ao de iniciar a pedalar.
Se vai trocar de roupas ao chegar no trabalho, leve no dia anterior para facilitar a transição. Com o tempo, descobrirá outras formas melhores para se adaptar.
10. Esteja alerta para os carros estacionados.
 Observe se há pessoas no carro que podem estar se preparando para abrir a porta sem olhar.
Se a decisão for por pedalar, você vai se deparar querendo mais. Muitos ciclistas que se deslocam para o trabalho regularmente, o fazem com orgulho e grande satisfação pessoal, obtendo ganhos maiores que os financeiros.
Aprecie sua pedalada!
FONTE: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?dicas_para_ir_trabalhar_de_bike&id=33723
ATÉ!!