terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bicicletas brilham no escuro e podem ser carregadas com luz solar

Iluminação das bicicletas pode ser carregada com luz solar ou artificial Foto: 8Bar Bikes / Divulgação
 luminação das bicicletas pode ser carregada com luz solar ou artificial
Foto: 8Bar Bikes / Divulgação



        Em busca de soluções para garantir mais segurança aos ciclistas, o Laboratório de Pesquisas de Transporte do Reino Unido concluiu que a visibilidade nas estradas é um fator fundamental: se destacar da paisagem habitual, especialmente à noite, facilita o reconhecimento por parte de motoristas, assim diminuindo o número de acidentes. De encontro a essa constatação, uma empresa alemã desenvolveu um modelo de bicicleta que brilha no escuro. As informações são do Daily Mail.
A companhia 8Bar Bikes criou a bicicleta luminosa com pintura fotoluminescente que absorve luz durante o dia e emite brilho no escuro. O produto, que custa cerca de 1,2 mil euros, pode ser carregada com luz natural ou artificial. O efeito luminoso reduz com o passar do tempo.
Outra ideia semelhante envolve o brilho apenas da estrutura principal da bicicleta, sem que as rodas também sejam iluminadas - como é o caso do produto alemão. A Kilo Glow, da Purefix Cycles, sai por um preço bem menor: cerca de 250 euros.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/bicicletas-brilham-no-escuro-e-podem-ser-carregadas-com-luz-solar,338fd715a895c310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html


Interessante!
Até!





terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Capacete de papelão é barato e garante segurança de ciclistas

O estudante indiano Arinudha Surabhi desenvolveu o Kranium, um capacete de segurança feito de papelão

O estudante indiano patenteou o capacete 

 
     O novo equipamento foi aprovado nos testes e será comercializado em breve, com preços mais baratos do que as versões convencionais.

     O papelão é a nova alternativa sustentável na hora de se proteger contra os acidentes de bike. Além de poder ser reciclado, o capacete tem eficiência garantida pela estrutura do material que o compõe, já que possui ondulações internas capazes de absorver os fortes impactos que podem ocorrer em acidentes.

    O Kranium foi criado por Surabhi, estudante do Royal College of Art, em Londres. Surabhi conclui que a estrutura interna do papelão pode oferecer um ótimo amortecimento e a mesma proteção que a cartilagem do crânio do pica-pau, pássaro que sofre fortes impactos em sua cabeça durante a vida.

    O estudante indiano patenteou o capacete, e já conta com um grupo de investidores que vai colocar o produto no mercado. Uma empresa alemã comercializará o capacete ainda este ano, que vai contar com uma camada transparente para evidenciar o papelão utilizado no equipamento.

   Os investidores afirmam que o Kranium terá preços mais acessíveis do que as versões convencionais – elaboradas a partir de plástico e fibra de carbono. O capacete é à prova d’água e foi certificado por diversos órgãos de segurança na Europa. Com informações do Bike Radar.
  
Fonte: CicloVivo
 
 http://www.mobilize.org.br/noticias/3363/capacete-de-papelao-e-barato-e-garante-seguranca-de-ciclistas.html


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pneu sem ar... confira!

Bicicleta com pneu sem ar?




Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 19 de dezembro de 2012  |  Fonte: The City Fix Brasil
Pneu sem ar... será que funciona mesmo?


Já imaginou não precisar mais se preocupar em encher ou trocar o pneu da bike? É o que promete o Energy Return Wheel (ERW), inventado pela empresa norte-americana Britek. O “pneu sem ar” é formado por duas tiras de borracha, uma interna e outra externa, recheadas com material elástico e resistente, que enfrenta diferentes tipos de terreno.

Além de não precisar de ar, o ERW potencializa as pedaladas. Cada vez que o ciclista coloca força no pedal, a energia acumulada por causa da elasticidade do pneu impulsiona o movimento da bicicleta para frente. A única manutenção necessária, segundo os inventores, é regular a tensão da tira interna.
Porém, o produto ainda passa por testes e aguarda investidores para reproduzi-lo em larga escala. O que você achou desse pneu diferente?

 Deixe seu comentário!
Até!!