terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bicicleta de cartão que aguenta 220 kg está pronta para ser fabricada

Que tal uma bicicleta que custa 9 dólares, é feita de cartão e que aguenta o peso de 220 quilos? Este produto é a Alfa, uma bike criada pelo designer Izhar Gagni e foi feita inteiramente de material reciclado. Importante: está pronta para ser fabricada. 

       Segundo Gafni, a produção da Alfa custa entre 9 e 12 dólares a unidade (ou 5 para a versão para crianças). Ainda não está disponível para produção em larga escala, mas o seu inventor mostrou que ela é totalmente viável.
      O processo de criação foi árduo e durou três anos. Gafni enfrentou o descrédito de designers e engenheiros que diziam ser impossível fabricar um tipo de papel tão resistente. No entanto, quando tratado corretamente, esse cartão feito de material reciclado, ganha resistência suficiente para aguentar o peso de uma pessoa e outras intempéries.
Gafni atualmente está a tentar arrecadar fundos para a produção da sua bicicleta. A Alfa não foi pensada para enfrentar longas distâncias. Com uma proposta ecológica bem pensada, ela foi imaginada para percorrer pequenos trajetos de casa para o trabalho, andar pela vizinhança e levar crianças para a escola. 
 
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=592093
 
 Que tal a novidade? Comente!
Até!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nos CEUs, bike de bambu

O Estado de S.Paulo
 02 de setembro de 2012 | 3h 03

Inaugurado há três meses, o projeto Escolas de Bicicleta incentiva alunos dos Centros Educacionais Unificados (CEU) de São Paulo a fazerem o trajeto entre casa e colégio de bike.
Com o objetivo de alcançar 4,6 mil adolescentes com idade entre 12 e 14 anos, o programa atende mil estudantes que vão todos os dias, em comboio e acompanhados por monitores, para as aulas nas unidades escolares.
As bicicletas usadas pelos estudantes são sustentáveis e feitas de bambu. Elas são produzidas pelos alunos em uma 'fábrica" instalada no CEU Jardim Paulistano, na Freguesia do Ó, zona norte da cidade, e têm design do carioca Flávio Deslandes.
O programa está orçado em R$ 3,1 milhões, incluindo a montagem das bikes. A manutenção deverá custar
R$ 1,4 milhão por ano.
BOM FERIADO!
ATÉ!